Como comprar carro de leilão mais barato que o mercado! – Parte I

Olá leitores do blog LucrandoComLeilões, hoje vamos compartilhar uma experiência com vocês a respeito do mundo dos leilões de carros. Para mostrar como realmente funciona o mercado de leilões automotivos, vamos iniciar uma nova série mostrando casos reais de compra e venda de carros de leilão. Você vai ver cada centavo que a gente gastar e todo o lucro que a gente conseguir para confirmar se é possível ganhar dinheiro com leilões ou se dá mesmo para pagar mais barato por carros de leilão. Então vamos dividir este conteúdo em três partes:

  1. O Arremate do Veículo
  2. O Processo de Retirada
  3. A Venda – grana no bolso!

Então vamos à Parte I – Arremate do Veículo

O leilão que participamos foi em setembro de 2015 no interior de São Paulo. Depois de fazer uma lista dos possíveis alvos que pretendíamos comprar com base nos editais disponíveis nos sites dos leilões, um deles foi o da imagem abaixo:

c4-leilao-site

O carro era um Citroën C4 Hatch completo modelo 2013 com câmbio manual. O carro tinha o preço médio avaliado pela Tabela FIPE de:

tabela-fipe-c4

Porém os valores praticados no mercado atual estão muito competitivos e a Tabela Fipe é muito longe da realidade, logo fizemos buscas nos sites mais acessados de venda de carros e encontramos valores de R$ 38 mil até R$ 43 mil para veículos com o mesmo ano e modelo. Esse preço ainda está variando muito porque como o carro possui diferentes opcionais o valor pode alterar um pouco, por exemplo, se tiver banco de couro, rodas personalizadas e outros acessórios.

Nosso modelo não contava com o câmbio automático e nem banco de couro. Assim, nossa expectativa de venda ficará nas faixas mais baixas do mercado.

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A Vistoria do Veículo

Antes da data marcada para o leilão é preciso calcular os preços dos lances e fazer a vistoria para procurar por avarias. Como no leilão que visitamos os carros só pode ser visitados no mesmo dia dos arremates, ou seja, antes de começar os lances, fizemos uma checagem rápida com os itens que sempre pesquisamos (leia a matéria de como inspecionar um veículo onde mostramos nossas dicas). Como não podíamos tirar fotos, vamos detalhar como o veículo estava:

  • Lataria: Aparentemente muito boa, apenas um pequeno amassado no pára-lama traseiro. Se formos até um martelinho de ouro, iremos gastar cerca de R$ 150 para arrumar. Riscos e arranhões são inevitáveis, mas com um bom polimento a maior parte pode sumir, o que deixa o carro ainda mais bonito. Isso custará cerca de R$ 200 a R$ 250.
  • Motor: o motor não apresenta nenhum sinal de mal trato. Todos os parafusos estão sem marcas de desgaste, as mangueiras e conexões parecem novas. Isso indica que ele está como saiu da fábrica.
  • Interior: O carro possuía insulfilm o que dificultava nossa visualização. Mesmo assim, deu para ver que o volante e a manopla do câmbio não estavam gastos. Isso significa que o carro não foi muito rodado. Bom sinal!
O Arremate do Veículo

Carro avaliado. Preço definido. Vamos aos lances!

Como nosso carro tem o valor de mercado em R$ 38 mil. Calculamos um desconto de 20% sobre esse valor e assim poderíamos gastar até no máximo R$ 30.400 com o carro incluindo a comissão do leiloeiro e despesas gerais. Isso nos dava um valor máximo de R$ 28 mil no lance pelo carro, já que havia a comissão de 5% do leiloeiro e +R$ 550 das despesas administrativas.

Partindo de um preço abaixo de R$ 20 mil, lance a lance, o carro foi subindo seu valor. Chegou um momento que só nós e um outro comprador estávamos interessados no carro. Essa disputa fez subir consideravelmente nossos lances e achamos que não iríamos conseguir… Até que, para nossa surpresa, o outro comprador parou em R$ 25 mil. Assim pudemos dar o último lance e arrematar o C4 por R$ 25.200! Foi incrível arrematar por este preço!

Mas, tivemos um porém…

O lance seria condicional (se você não sabe o que é, veja na nossa matéria sobre os termos de leilão). Resumindo, o banco que era dono do carro precisava autorizar a venda…

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Não fiquem desesperados nem apreensivos quando isso acontecer, a opção de um lance condicional não é necessariamente ruim… Significa que o valor arrematado era menor do que o banco esperava, ou seja, pode ser que o carro ainda saia com um belo desconto.

Tínhamos que ficar na espera do banco decidir em aceitar ou nos fazer uma contra oferta. No dia seguinte entramos em contato com o Leiloeiro e o atendente nos disse que, infelizmente, o banco não aceitou nossa proposta. No entanto, ele nos ofereceu uma contra oferta de R$ 26.800. Isso aumentaria quase R$ 1.400 nas nossas despesas, diminuindo o lucro. Mesmo com o aumento de preço, resolvemos seguir em frente porque ainda estava abaixo do nosso lance máximo calculado (que mostramos neste artigo com planilha para download).

Até o presente momento gastamos com o carro um total de R$28.690. Esperamos que tenha ajudado a entender um pouco mais como comprar carro de leilão e na próxima matéria iremos contar como foi a retirada do veículo e quais as condições reais que nos entregaram. Nossas expectativas estão altas para que tudo dê certo!

Até a próxima!

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