Cadastro BIN, o que é?

Olá leitores do Lucrando, no artigo de hoje vamos falar sobre o cadastro BIN. Você já ouviu falar dele? Sabe como funciona? E porque ele existe? Pois é todas essas duvidas vem surgindo, pois alguns leiloeiros estão postando nos editais informações relacionadas ao cadastro BIN.

Primeiramente o BIN significa Base de Índice Nacional, que no caso funciona como uma base de dados informatizada e centralizada que concentra todas as informações oficiais do DENATRAN ( departamento nacional de transito).  Como que eles tem acesso aos dados do veiculo? Bom tudo começa por aquele numero que se chama RENAVAN. Todo e qualquer veiculo registrado  tem esse numero no documento.

A partir desse numero, pode se realizar as diferentes pesquisas sobre o veiculo, que pode ser quem é o atual proprietário, em que estado o veiculo esta cadastrado, quais alterações foram feitas, como por exemplo, conversões de combustíveis, rebaixamento de suspensão, tudo isso fica registrado no cadastro BIN.

Porque é importante fazer a consulta BIN?

Antes de comprar um veiculo você vai ficar mais seguro em confirmar as características reais e atuais do veiculo e de seus agregados, assim pode ver se esta conferindo com as informações de fábrica.

Quais dados as consulta poderá informar?

A consulta irá informar as principais características do veículo como:

  • RENAVAM
  • Numero de motor
  • Cor
  • Combustível
  • Tipo do Veículo
  • Marca e Modelo
  • Gravame

Com base dessas informações é possível verificar se o veículo manteve sua originalidade.  Algumas modificações podem ter um impacto negativo para futura revenda do veículo.

Quer vender seu carro de leilão? É fácil, é Grátis!!

Anuncie agora em nosso portal de veículos www.meucarrodeleilao.com.br

Em quais situações é uma consulta indicada?

A consulta é indicada quando você tiver suspeita de roubo ou restrições federais, quando o proprietário está devendo para alguém e o carro fica como garantia de pagamento da divida. . As informações da consulta indicarão, com certeza, se existem restrições administrativas, alerta de roubo/furto ou dívidas relativas à tributação. Com isso, será possível evitar a aquisição de veículos com problemas diversos.

Roubo e Furto do veículo.

Para os casos em que existe suspeita que um veículo é proveniente de furto a consulta BIN também é capaz de informar tal suspeita, conforme informado no inicio do artigo. A Base de Índice Nacional possui integração aos sistemas de DETRANs de todo país. Desde que a informação seja inserida na base de algum DETRAN com certeza irá constar na BIN.

Em casos em que o veículo foi retirado de circulação irá constar na consulta.

 As restrições financeiras aparecem na BIN?

Na mesma forma que a BIN acessa as bases dos DETRANs para se manter atualizada sobre a atual localização e situação do veículo, ela também possui integração o SNG (sistema Nacional de Gravames)  sistema responsável por inserir as restrições financeiras sobre um veículo.