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Como inspecionar um carro antes do leilão? Veja as 14 dicas rápidas para análise!

Se você não conta com um mecânico ou funileiro da sua confiança que podem dar detalhes mais sobre o motor, pneus ou lataria durante a visita de veículos de leilões, aproveite algumas dicas práticas que a gente descobriu e que ajudam a acertar a compra.

Nesse artigo vamos falar sobre esse processo separando em 3 itens:

  • Pintura
  • Motor
  • Interior

Pintura e Funilaria

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  • Comece olhando o veículo de frente, encostando o rosto no pára-lama e analisando toda a lateral para encontrar imperfeições e ondulações na chapa. Desalinhamento das portas também podem ser descobertos assim. Depois passe o dedo no vão das portas, a distância tem que ser a mesma em toda a extensão. Se um lado estiver com espaçamento menor que o outro, o carro pode ter sido batido e mal desamassado.
  • Uma boa técnica para saber se o carro tem massa para correção é levar um imã de geladeira. Passar na lataria da porta e, caso o imã não grudar, há um indício de que o carro foi corrigido com massa.
  • Como a visitação nos leilões são bem rápidas e não dá tempo para analisar muita coisa, verifique o cofre do motor se houve alguma colisão frontal. Para descobrir, cheque os parafusos que prendem os faróis, para-lama e até mesmo o radiador: se eles estiverem com algum tipo de desgaste é sinal de que o veículo já teve algum problema. Pode não ser uma colisão, mais nos dá uma pista de que o carro teve alguma peça substituída.

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  • Quanto às lanternas e faróis, fabricantes e marcas diferentes nos podem indicar que a peça original foi trocada porque o carro pode ter sofrido um acidente. Funileiros “meia boca” não desmontam a lataria e empapelam as peças só para terminar o serviço mais rápido. Fique atento em marcas de tinta em peças e grades.
  • Se for possível, destaque a borracha dos batentes das portas. Por baixo, devem estar apenas os pontos de solda originais de fábrica. A distância varia de 5 a 10 cm. Se faltarem pontos, a lataria foi reparada. Você também pode passar a mão por baixo e uma pequena linha com relevo é sinal de tinta nova. Porém muitos leilões deixam os carros trancados, se tiver a oportunidade aproveite, é um ótimo sinal para saber sobre as batidas laterais.
  • Dias de chuva são péssimos para se analisar um carro! A água que cobre a pintura pode disfarçar boa parte dos riscos e pequenos amassados… Então prefira dias de sol e se atente bem aos detalhes.

Interior

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  • Quando estiver ao lado do veículo, balance o carro apoiando as mãos sobre cada pára-lama. Solte o peso e se o balanço continuar é provável que os amortecedores estejam desgastados.
  • Não se esqueça dos pneus. Marcas diferentes e desgaste desigual são sinais de desalinhamento ou problemas na suspensão (e mais custos pra você).
  • Não confie no hodômetro, os velocímetros analógicos e digitais são fáceis de serem ajustados hoje em dia…
  • No interior do veículo, tente checar o pedal do freio. Se houver indícios de desgaste, a quilometragem deve ultrapassar os 60 mil km.
  • Se o material que reveste o volante e o câmbio estiver lisos, sem a rugosidade de plástico, a quilometragem desse carro deve estar acima dos 100 mil km.
  • Visualize os aspecto e integridade do tecido dos bancos, se estiverem muito danificados, você terá um custo extra do conserto.

Motor

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  • Preste atenção em qualquer vazamento que os motores possam apresentar. Verifique por vazamentos nas conexões das mangueiras e na parte de baixo do carro, porque lá pode haver gotejamento de óleo ou fluido.
  • Como não podemos ligar os veículos em exposição, avalie bem a situação dos parafusos e as conexões das mangueiras. Pelo menos já nos darão uma noção de como o motor foi cuidado ou se foi mexido.

Gostou das dicas para inspecionar veículos de leilão ? Conhece algum outro truque ?

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