6 dicas estratégicas para cuidar bem do seu motor!

Como todo mundo sabe o motor é o coração dos nossos automóveis e todo cuidado é pouco. Decidimos dar algumas dicas de como cuidar bem e preservar o motor do seu automóvel para que ele dure bastante e não te deixe na mão quando mais precisar.

Dica 1 – Faça uma condução equilibrada

Uma condução equilibrada, como o próprio nome diz, é o mesmo que dirigir com calma. Evite ficar acelerando muito, mantendo em altas rotações. Isso só danifica a correia dentada e pode ocasionar um problemão futuro.

Prefira andar em velocidades constantes e não ultrapasse a medida de segurança dos velocímetros, elas não estão lá atoa. Outra coisa, não fique acelerando o carro logo após liga-lo. O motor frio trabalha de forma diferente da temperatura padrão então, já sabe nada de acelerar de graça.

Dica 2 – Trocar o óleo regularmente

Tarefinha simples e fácil de fazer. Vá até seu mecânico e peça para ele trocar o óleo juntamente com o filtro de óleo. Geralmente os fabricantes de lubrificantes dizem para trocar o óleo a cada 7,5 mil km ou 10 mil km. Siga as instruções e não terá problemas.

Dica 3- Cuide do sistema de arrefecimento do motor

O sistema de arrefecimento (refrigeração) inclui o radiador, o termostato, a bomba de água e o refrigerante. Sempre proteja o radiador, isso quer dizer, utilize o liquido de arrefecimento correto. Evite usar agua potável, pois o radiador pode enferrujar e a ferrugem dentro do motor pode corroer as partes internas, desgastando o bloco e criando problemas estruturais.

Dica 4-  Não abra a tampa do reservatório de água com o carro quente

Nunca, em hipótese alguma, abra a tampa do radiador com o carro quente. A água quente queimar a pele, além de fazer com que entre ar no circuito e as bolhas vão dificultar a circulação do liquido e fazer com que o motor aqueça ainda mais.

Quer vender seu carro de leilão? É fácil, é Grátis!!

Anuncie agora em nosso portal de veículos www.meucarrodeleilao.com.br

Dica 5 – Realize as trocas dos filtros de ar, óleo e combustível nas quilometragens corretas.

Verifique sempre os filtros. Troque-os conforme o fabricante do seu carro indica. Leia o manual de instrução. O mau funcionamento dos filtros pode levar partículas até dentro do motor, o que impede que válvulas, bomba de óleo e combustível, bicos injetores, entre outros componentes possam funcionar corretamente.

 Dica 6 – Não se esqueça de efetuar revisões periódicas

Não deixe de executar as revisões nas quilometragens indicadas pelo fabricante. Muitas vezes os carros passam por scanners que detectam problemas que aparentemente não vemos. Se não quiser ir à concessionarias, pois são mais caras, vá até seu mecânico de confiança, mas não deixe de fazer as revisões.

Essas são dicas simples para preservar o motor. Caso conheça mais alguma comente aqui em baixo e teremos o prazer em compartilhar mais informações para nossos leitores.